Interatura no Campus: a leitura como forma de interação

Autores

  • Lílian Gobbi Dutra Medeiros Gobbi Dutra Medeiros IFTM - Reitoria

Palavras-chave:

Leitura. Interação. Literatura

Resumo

 Entendendo que oportunizar situações de contato com o texto literário, sobretudo fora do momento da aula, é uma forma de contribuir para a formação intelectual e cidadã dos jovens, o projeto objetivou promover a interação entre alunos do IFTM Campus Ituiutaba e da Escola Municipal Manoel Alves Vilela, por meio de um encontro literário. Foram oferecidas trinta vagas para alunos do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental. O projeto foi organizado por cinco alunas do segundo ano do IFTM, sob orientação da professora Lílian Gobbi Dutra Medeiros, por meio de encontros semanais e sua culminância foi um encontro único, com a participação dos alunos da outra instituição, no auditório do IFTM Campus Ituiutaba. Foi selecionado o conto “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles, que propiciou uma longa e detalhada discussão sobre a leitura, permeada de imaginação e curiosidade por parte dos alunos. Ao final do encontro, houve um momento de confraternização entre os participantes. Na busca por uma leitura mais significativa, considerou-se a necessidade de oferecer ao aluno visitante a possibilidade de conhecer novos espaços, perceber diferentes visões e vivências, expandindo seu conhecimento de mundo. Às discentes voluntárias na organização do projeto, foi dada a oportunidade de experimentar situações práticas de organização de eventos, além de contribuir para seu crescimento e amadurecimento literário, uma vez que a leitura foi ponto chave durante todo o processo de seleção do texto e levantamento de possíveis temas para a discussão. Considerando que a interação por meio da leitura aconteceu de maneira positiva e proveitosa, cumpriu-se com o que foi proposto.

Biografia do Autor

Lílian Gobbi Dutra Medeiros Gobbi Dutra Medeiros, IFTM - Reitoria

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) . Atualmente é Professora Horista no Centro de Ensino Superior de Uberaba - (CESUBE) - Disciplina Metodologia Científica; Bibliotecária do Setor Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba-MG. Atuação principalmente nos seguintes temas: Metodologia científica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação e Tecnologias, Formação de Professores, Leitura, Bibliotecas escolares, Atividades culturais, Biblioteca e Formação de leitores.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA