VI SECIAG (SEMANA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS): TECNOLOGIAS NO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Letícia Vieira Castejon Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia
  • Deborah Santesso Bonnas
  • Igor Souza Pereira
  • Luciana Santos Rodrigues Costa Pinto
  • Vanessa Cristina Caron
  • Fernanda Vital Ramos de Almeida
  • Simone Melo Vieira
  • Sidney Fernandes Bandeira
  • Angelica Araújo Queiroz
  • Eduardo Santos Almeida
  • Reinaldo Silva de Oliveira
  • Wederson Gutemberg Silva
  • Mayara Rosa de Carvalho

Palavras-chave:

evento acadêmico, extensão, agronomia, alimentos

Resumo

A VI Semana de Ciências Agrárias, realizada no período de 30 de maio a 02 de junho de 2017 com o tema central “Tecnologias no caminho da sustentabilidade”, foi organizado por docentes e discentes dos cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia de Alimentos do IFTM- Campus Uberlândia e teve como público alvo a comunidade acadêmica do IFTM- Campus Uberlândia, outras Entidades de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior da Rede de Ensino Pública, Privada e demais interessados do setor produtivo da Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Foram ofertadas diversas palestras e oito minicursos sendo eles Cultura do Café, Fruticultura, Sistemas Agroflorestais, Solos, Qualidade de Grãos Armazenados, Qualidade de Óleos e Gorduras, Produção de Cerveja Artesanal e Produção de Sorvetes. O evento contou com a presença de prelecionistas de diferentes instituições de pesquisa, ensino e setores produtivos envolvidas no tema central, como Dr Weliton da Silva Dias (ESALQ/USP); Viveiros Veronezi; Dr. Daniel A. Amorim (EPAMIG); Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado; EMATER; SEBRAE; Rede “Brota Cerrado”; UNITRI; Dr. Henrique Gualberto V. Penha do IFTM-Campus Campina Verde; ICIAG-UFU; ALGAR Agro e Sr. Afonso Brandão da Sorveteria Bicota Uberlândia-MG. Algumas entidades públicas e privadas apoiaram a realização do evento. Destacam-se as parcerias com as empresas: Flora Brasil, Moinho Sete Irmãos, Sorvetes Bicota, Grupo Projeção (Empresa Júnior), Grupo Ebba, Café Cajuba, Grupo Algar Agro, Produquímica e Compass Minerals, Açougue Vitória Carnes, SINDIVEG, Deputado Arinaldo Silva, o Grupo de Estudos Pesquisa e Produção em Fruticultura (GEPPF) e a EMATER Norte de Minas Gerais. A divulgação dos logos das empresas parceiras foi veiculada pelo blog do evento. O evento contou com 271 participantes e foram publicados 25 trabalhos sendo 21 na forma de resumos expandidos e os demais na forma de resumo simples.

Biografia do Autor

Letícia Vieira Castejon, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (2006), especialização em Controle de Qualidade em Alimentos pela Faculdades Associadas de Uberaba (2007), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atua principalmente na área de Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos (panificação, nutrição, óleos e gorduras, lecitina de soja). Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberlândia.

Referências

VIEIRA, M. J. Manual prático: organização e execução de eventos de capacitação com produtores rurais. Curitiba: CREA-PR, 2017.

HAYASHI, M. C. P. I.; GUIMARÃES, V. A. L. A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 22, set/dez, 2016, p. 161-183. DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245223.161-183

Downloads

Publicado

29-07-2019

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA