PRÉ-INTENSIVO IFTM

Autores

  • Ana Luiza Borges de Paula Nunes IFTM - Reitoria

Palavras-chave:

Projeto de extensão. Integração. Aprender-fazendo

Resumo

Atividades de extensão são importantes oportunidades para aplicar os resultados dos aprendizados em sala de aula e intercambiá-los com a sociedade, por meio de ações que venham a produzir melhorias na vida dos envolvidos. O projeto de extensão Pré-Intensivo IFTM, desenvolvido com o incentivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Patrocínio objetivou ofertar aos alunos de escolas públicas de Patrocínio (MG) o estudo e revisão dos conceitos fundantes nas disciplinas da Base Nacional Comum e o aperfeiçoamento de habilidades já contempladas ao longo do ensino fundamental, além de beneficiar o aluno bolsista e o voluntário que atuou como executor do projeto. Apoiado nos referenciais teóricos dos quatro pilares da educação, especialmente o de aprender-fazendo e no trabalho com projetos, o Pré-Intensivo IFTM teve como metodologia central a realização de encontros/aulas periódicos realizados por 2 discentes bolsistas e 6 discentes voluntários, organizados por disciplinas da BNC, orientados por professores específicos para cada disciplina, e com o público-alvo de 60 alunos do 9º ano do ensino fundamental oriundos de 6 escolas públicas de Patrocínio. Foram realizados 12 encontros com cada uma das turmas, alfa e beta, em que o material trabalhado foi a apostila de questões elaborada para o projeto e doada a cada aluno participante. Durante os encontros, os alunos envolvidos demonstraram muita satisfação com os trabalhos desenvolvidos na execução do projeto, verbalizaram melhoria cognitiva, maior motivação e segurança para o processo seletivo do Instituto visando o ensino médio. Além dos resultados qualitativos, obtiveram-se dados quantitativos do grau de satisfação do aluno parceiro, através de um questionário aplicado. Os discentes extensionistas expressaram terem aprofundado seus conhecimentos nos conteúdos trabalhados e melhorado a oratória. Salientou-se ainda uma maior visibilidade alcançada pelo IFTM Campus Patrocínio perante a sociedade devido à repercussão do trabalho desenvolvido.

 

Biografia do Autor

Ana Luiza Borges de Paula Nunes, IFTM - Reitoria

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) . Atualmente é Professora Horista no Centro de Ensino Superior de Uberaba - (CESUBE) - Disciplina Metodologia Científica; Bibliotecária do Setor Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba-MG. Atuação principalmente nos seguintes temas: Metodologia científica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação e Tecnologias, Formação de Professores, Leitura, Bibliotecas escolares, Atividades culturais, Biblioteca e Formação de leitores.

Downloads

Publicado

24-04-2018

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA