ANTI-TROTE – REFLEXÕES SOBRE TROTE E OUTRAS VIOLÊNCIAS ESCOLARES

Autores

  • Rosiane Maria Silva Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

trotes, bullying, redução.

Resumo

O objetivo do presente projeto foi promover reflexões na comunidade acadêmica a respeito dos temas trote e bullying, no sentido de provocar o repensar sobre a naturalização dos fenômenos no cotidiano institucional. O público-alvo do projeto foi constituído de alunos, professores e servidores do IFTM campus Uberlândia. Inicialmente, fizemos uma divulgação da proposta em salas de aulas e murais da instituição de ensino, por meio de cartazes sobre a lei contra o bullying.  O projeto foi desenvolvido por meio das seguintes metodologias: aplicação de diário de bordo sobre o esporte do laço (ato de laçar bois de madeira ou plástico, porém, aplicada inadequadamente a mulheres e a animais) com 20 participantes; levantamento de índices de trote e bullying na instituição e curso de capacitação para os alunos envolvidos no projeto. Realizamos também roda de conversa com estudantes sobre as temáticas e um concurso de cartazes sobre bullying e cyberbullying. Os cartazes premiados expressaram ideias acerca do racismo, machismo, homofobia e respeito à diversidade humana. Tais cartazes foram exibidos durante a Semana Multidisciplinar. Consideramos que a atividade promoveu diminuição da prática do laço com mulheres e animais, sensibilização com relação à aplicação de trotes e declínio de ações preconceituosas em relação a minorias.

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Publicado

29-07-2019

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA