"GRÃOZINHOS DE AREIA": UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA, LÚDICA, CONSTRUTIVA E PEDAGÓGICA NO EDUCANDÁRIO MENINO JESUS DE PRAGA

Autores

  • Érica Nara Resende Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus - Educandário Menino Jesus de Praga

Resumo

Esta proposta, em forma de Projeto Pedagógico, tem como base teórica três autores, que defendem o papel do afeto no desenvolvimento humano no campo da Psicologia, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky e Henry Wallon, assim como a relação complexa das linguagens verbais e não verbais, permeando o trabalho construtivista do aprendizado em meio à afetividade e ao convívio familiar. Nesse contexto, surgem os seguintes questionamentos : Quais os melhores meios para garantir um aprendizado de maior nível de qualidade ? Qual a relação que pode ser obtida da interpretação e interação ? Qual o nível de desenvolvimento que pode ser alcançado diante da autonomia do estudante ? Esse projeto visou, com a junção de múltiplas estratégias que contribuíram de forma prazerosa para o aprendizado, trabalhar o desenvolvimento da autonomia do estudante e o serviço do seu pensar, tanto no que diz respeito a cuidados pessoais, tanto como nos atos cotidianos de sua responsabilidade. Utilizando - se das noções matemáticas, raciocínio lógico, criativo e expressão corporal. A interação é uma das defesas de Jean Piaget que escreveu em seu livro “ Biologie et Connaissance ” ( 1967 ) que os seres humanos para desenvolverem sua inteligência deveriam interagir com outros indivíduos da sociedade. E existe lugar melhor onde começar essa influência de ensino senão em casa ? Com o carinho e a segurança dos seus familiares ? Lembrando que para se entender a afetividade devemos nos relacionar e descobrir o “ ser social ”. Piaget ainda cita Arantes ( 2002 ), que para haver a identificação de algum conteúdo, seja ele teórico, ou prático, seja em uma instituição de ensino ou em uma situação de convivência, deve haver uma interação afetiva entre quem explica o conceito e quem recebe a informação. Isso se dá, pois é por meio da interação que surge o interesse pelo objeto. Segundo Mahoney e Almeida ( 2005 ), Wallon fala que a escola deve proporcionar formação integral no âmbito intelectual, afetiva e social. Pois estar junto não é apenas uma pequena aglomeração é interagir com o outro. Segundo Vygotsky ( 2002 ), a relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor é responsável pela formação desse sujeito, ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Ainda, segundo o autor, a relação entre o aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.

Downloads

Publicado

16-01-2017

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA