Relato de Experiência: Oficina etnicorracial integrada ao uso das mídias na escola

Autores

  • Elisângela Jeronima Inácia Andrade Silva UFU
  • Neusa Elisa Carignato Sposito UFU

Palavras-chave:

Racismo, três momentos pedagógicos, Mídias.

Resumo

Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Sebastião Silvério de Faria situada em uma unidade prisional localizada na cidade de Patos de Minas. As atividades tiveram como objetivo geral promover a igualdade racial nas escolas, bem como a harmonia entre as pessoas trabalhando juntas a fim de promover o bem e a prosperidade na sociedade, tornando-a mais justa e igualitária., além disso, como objetivos específicos buscava-se  estudos e reflexões relacionados a história e cultura afro-brasileiras e africanas em consonância como a lei 12288, que trata da igualdade racial, despertando no aluno o respeito aos negros e sua cultura, foram realizados estudos e reflexões relacionados a cultura afro-brasileiras e africanas e consonância com a lei 10639, que trata da obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira no ensino da educação básica.  Com isto desenvolver a harmonia dentro do espaço prisional, trabalhar em equipe e o respeito ao próximo, além de estabelecer a igualdade racial. A metodologia utilizado foram os três momentos pedagógicos aliado ao uso de mídias na escola (DVD – TV) para a inserção dos conhecimentos. No decorrer do trabalho foi possível despertar no aluno a curiosidade a perspicácia e o interesse acerca deste acontecimento que tem ocorrido de modo sutil e “mascarado” na sociedade, a postura diante as atividades que ocorreram demonstraram que os objetivos traçados foram alcançados tornando possível o sucesso ensino aprendizagem na escola.

Palavras- chave: Racismo, três momentos pedagógicos, Mídias.

 

Referências

Referências Bibliográficas:

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, Brasília, Vol. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009.

BRASIL. Lei Federal n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília: MEC, 2003.

DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. Disponível em <http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=delizoicov+problemas+e+problematiza%C3%A7%C3%B5es&btnG=&lr=> Acesso em 03 de Dezembro de 2014.

ESTEVES, Maíra. O racismo constrói a sociedade civil e as instituições indiscriminadamente. Maíra Esteves entrevista Nelson Olokafá Inocêncio. PADÊ : estudos em filosofia, raça, gênero e direitos humanos. Brasília, UniCEUB, FACJS,Vol.1,nº.1. 2006.

FINO, Carlos Nogueira. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação. Vol. 14, nº 2. 2001.

PENA, Sérgio D. J.; BORTOLINI, Maria Cátira. Pode a genética definir quem deve se beneficiar das cotas universitárias e demais ações afirmativas? Estudos Avançados. vol.18 no.50. São Paulo Jan./Apr. 2004. Disponível em< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000100004&script=sci_arttext> Acesso em 12 de novembro de 2014.

PINTO, Regina Pahim. Raça e Educação: Uma articulação Incipiente. Caderno de Pesquisa. São Paulo, n. 80. Fevereiro. 1992.

SANTOS, Simone. Proposta pedagógica. Currículo, relações raciais e cultura afro-brasileira. Boletim 20. Outubro. 2006.

Downloads

Publicado

06-05-2016

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA