Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Boletim Técnico IFTM é um periódico na forma eletrônica,  de divulgação de trabalhos técnicos.

Sua missão é divulgar o conhecimento produzido pela comunidade geral das áreas de Ciências Agrárias, Ambiental, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Humanas.

O Boletim objetiva publicar Trabalhos originais e inéditos, elaborados em Português, nas áreas de Agronomia, Zootecnia,  Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Ambientais aplicadas, Ciência da Computação, Ciências Sociais e Educação.

Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados pelo site Boletim IFTM, e nas seguintes formas: cartilha técnica, recomendações técnicas, relatos de experiências e resenha de livro.

Diretrizes para os autores no endereço:

http://revistas.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/about/submissions#authorGuidelines

Boletim IFTM

 

Políticas de Seção

CARTILHA TÉCNICA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHA DE LIVRO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção dos trabalhos submetidos ao Boletim Técnico  IFTM, em atendimento a este edital, será realizada por intermédio de análises e avaliações realizadas pelo Editor Chefe, membro da Pró-Reitoria de Extensão responsável pela revista, pela equipe de Editores Assistentes, também integrante da Pró-Reitoria de Extensão e/ou convidado pela mesma, e pela Comissão Avaliadora. O anonimato é garantido durante todo o processo de arbitragem, formado pelas etapas descritas abaixo:

ETAPA I: Análise, julgamento e classificação pelo Editor Chefe

Os trabalhos serão avaliados e classificados nesta etapa considerando os critérios de adequação aos objetivos do Boletim Técnico e de respeito às normatizações descritas neste edital, quanto à estrutura, à linguagem e à formatação utilizadas para a escrita do documento.    

ETAPA II: Análise, julgamento e classificação pelos Editores de Áreas

Os trabalhos aprovados no processo descrito na ETAPA I serão encaminhados aos Editores de seção, responsáveis pela análise no tocante à pertinência e à contribuição científica do trabalho apresentado com base na área de conhecimento submetido.

ETAPA III: Análise, julgamento e classificação pela Comissão Avaliadora

Os trabalhos aprovados na ETAPA II serão analisados quanto ao mérito e à qualidade para publicação pela Comissão Avaliadora, composta por pelo menos 3 (três) especialistas na área, indicados pelo Editor Chefe e pelos Editores de seção.

ETAPA IV: Publicação dos trabalhos

Após aprovação, os trabalhos selecionados para compor a edição vigente serão publicados na página do Boletim Técnico IFTM.

 

Periodicidade

A periodicidade de publicação do boletim é quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Este boletim oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


Boletim Técnico IFTM, Uberaba - MG